Lençóis

Capital do Diamante da Chapada Diamantina

Cidade fundada no começo do século XIX, Lençóis guarda em cada beco e nas fachadas de seus casarões seculares lembranças da época do garimpo e as influências européias em sua arquitetura. Tamanha riqueza foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Formada nas encostas de um vale, a “Capital do Diamante da Chapada Diamantina” possui ruas de pedra que se cruzam e formam ladeiras, avenidas, becos e ruelas. Seus belos casarões já abrigaram nomes importantes de seu passado histórico, entre eles o poderoso Coronel Horácio de Matos, renomados escritores da literatura brasileira, como Afrânio Peixoto e Urbano Duarte, e o cineasta Orlando Senna.

A hospitalidade de sua gente encanta os visitantes e cria um ar acolhedor e harmonioso, bem típico de cidade de interior. Segura, em Lençóis também é possível caminhar pelas ruas durante à noite para fotografar o casario colonial iluminado pelos lampiões, conversar com a população e degustar os pratos típicos.

Atualmente, a principal fonte de renda dos moradores é oriunda do turismo. Para tanto, a cidade conta com boa infra-estrutura turística, com mais de 60 hospedagens (hotéis, pousadas, albergues, campings), 30 bares e restaurantes (com pratos típicos, nacionais e internacionais), 20 agências de turismo (que atendem as solicitações de visitantes brasileiros e estrangeiros, operadoras e grupos específicos), associações filantrópicas, grupos ambientalistas e brigadas de combate a incêndios (que juntos desempenham um papel importante para preservação da natureza), lojas de artesanato e recordações da Chapada, além de estabelecimentos de primeira necessidade (mercados, farmácias, etc).

Em meio à simplicidade da população, Lençóis é capaz de atender os visitantes mais exigentes, durante todo o ano, já que não sofre com variações drásticas de temperatura. Privilegiada, também apresenta belas paisagens em seu entorno, o que possibilita caminhadas curtas e leves com proveitosos banhos de cachoeira, poços e piscinas naturais.

É de Lençóis que parte a maioria dos grupos para visita à Chapada Diamantina.

Volta ao Parque Ecoturismo

+55 (75) 3334-1410
+55 (75) 9 9972-7671

Avenida Sete de Setembro, Lençóis,
Chapada Diamantina, Brasil
QR-Code dieser Seite
home page

CPR certification online