Horário de funcionamento:
Das 8 às 22h, atendimento online.
Reuniões presenciais por agendamento.
Telefone / WhatsApp:
+55 (75) 99810-0023
Cadastur – Ministério do Turismo:
08112894000113. Validade: 01/10/2027
Lençóis, Bahia
Patrimônio natural e cultural incalculável
Situada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é reconhecida pelos que por aqui passam como sendo um verdadeiro paraíso. Região montanhosa, de rica hidrografia, fauna e flora, é na Chapada que podem ser encontrados quilômetros de trilhas repletas de atrativos de rara beleza, como altas cachoeiras, poços com águas cristalinas, grutas, além de uma região similar ao Pantanal.
A área da Chapada Diamantina é de aproximadamente 38 mil km² integra o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), com 1 520 km², criado em 1985 pelo IBAMA para fins de preservação e pesquisa, e Áreas de Proteção Ambiental, onde está concentrada a maioria dos atrativos cujo acesso é facilitado fazendo uso de veículos.
Em 2009, o Parque Nacional foi a primeira Unidade de Conservação (UC) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reconhecida como centro de pesquisa. Vestígios aqui encontrados levaram os pesquisadores a acreditarem que a Chapada Diamantina já tenha sido recoberta por gelo, fundo de mares antigos, habitada por homens pré-históricos e originada há mais de 500 milhões de anos.
Portanto, pode ser considerada um dos territórios mais antigos do mundo.
Região rica em minerais e com clima tipicamente tropical, a Chapada foi comandada por índios Maracás e começou a ser fortemente invadida por garimpeiros no século XVIII, quando foi descoberto o ouro na região sul, nas proximidades de Rio de Contas pequeno.
Logo em seguida, já no século XIX, iniciou-se a extração do diamante e foram formadas as cidades de Mucugê, Andaraí e Lençóis. Desde o início, as trilhas abertas pelos garimpeiros revelaram preciosidades, que hoje podem ser conhecidas através de caminhadas de curta ou longa duração.
Visitar a Chapada Diamantina hoje não é correr atrás somente de aventura. É possível conhecer a região com o conforto proporcionado pelas cidades situadas ao redor do Parque Nacional, como é o caso de Lençóis, que oferece boa infra-estrutura turística.
Campos, cerrado, matas e capões nas áreas pedregosas das serras e vales profundos.
Riquíssima, com predominância de orquídeas (Orchidaceae), bromélias (Bromeliaceae), cactos, gramíneas rasteiras e sempre-vivas (Eriocaulaceae), sendo algumas endêmicas, além da grande variedade de plantas medicinais.
Espécies oriundas de diferentes ambientes, como felinos (onça-pintada e suçuarana), serpentes (jibóia, sucuri), capivaras, veados, peixes, preás, mocós (roedores semelhantes a preás), cutias, quatis, antas, diversidade de insetos e pássaros. Papa-formiga-do-Sincorá e alguns beija-flores são endêmicos.
Índices pluviométricas variam entre 750 e 1 000mm anuais, com 4 a 6 meses sem chuvas.
Entre 400 a 1 700m.
Fonte: Uma adaptação de textos do IBAMA, ICMBio e Guia Philips, Horizonte Geográfico.
Conte com nosso apoio para definir sua programação antes de reservar suas hospedagens. Podemos personalizar seu pacote incluindo as diárias também!

Atendimento:
Das 8 às 22h online
Presencial por agendamento.
Telefone / WhatsApp:
+55 (75) 99810-0023
Cadastur – Ministério do Turismo:
08112894000113. Validade: 01/10/2027
Lençóis, Bahia