INFORMAÇÕES
Fixo: +55 75 3334 1410
Whatsapp: +55 75 99810 0023
Praça Horácio de Matos, s/n. Lençóis – Chapada Diamantina/BAHorário de funcionamento:
Conforme agendamento dos visitantes e as orientações dos órgãos de saúde.
Fixo: +55 75 3334 1410
Whatsapp: +55 75 99810 0023
Praça Horácio de Matos, s/n. Lençóis – Chapada Diamantina/BA
Horário de funcionamento:
Conforme agendamento dos visitantes e as orientações dos órgãos de saúde.
Entre em contato pelo Whatsapp e receba atendimento especializado para sua viagem à Chapada Diamantina.
Pacote na Chapada Diamantina com duração de 1 semana com início às quartas-feiras ou aos domingos.
A proposta é aproveitar cada minuto em passeios na Chapada Diamantina e contar com hospedagem básica para uma noite de sono tranquila no final de cada dia, um bom café da manhã, limpeza e a oportunidade de conhecer um pouco da cultura dos moradores, muitos deles anfitriões.
Valor do destaque é para reserva simultânea de 2 ou mais pessoas para acomodação em quartos duplos ou triplos.
Valor para reserva em acomodação individual: R$ 4.130,00 por pessoa
*Valores não são válidos para períodos de feriados e datas festivas, quando as hospedagens adotam pacote de diárias. Consulte-nos valor adicional, conforme a hospedagem escolhida.
O Volta ao Parque Inesquecível tem duração de 8 dias e 7 noites e é recomendado para quem visita a Chapada Diamantina pela primeira vez, possui mais de 12 anos e tem o preparo físico que uma academia e uma caminhada regular podem possibilitar para conhecer as principais atrações do Parque Nacional e do seu entorno. Desde a sua chegada até a despedida, você contará com o suporte da Volta ao Parque Ecoturismo, não tendo que se preocupar com nenhuma reserva, além de suas passagens. Estamos nos preparando desde 2006 para oferecer novas experiências a quem confia os seus dias de férias a nós!
Saiba como chegar a Lençóis, o que trazer, política de cancelamento, sobre a rede bancária e outras dicas clicando aqui.
Receptivo no Aeroporto ou Rodoviária de Lençóis. Estaremos com uma placa em seu nome para identificação. Transporte até a hospedagem em Lençóis.
City tour grátis às 19h – Visita histórica pela cidade de Lençóis, com apresentação dos casarões, comércio e particularidades culturais. Trata-se de um projeto que a Volta ao Parque tem desde 2015 para que os visitantes não saiam da Chapada Diamantina sem conhecer um pouco da história do garimpo e seus impactos na cidade.
De 8 – 8:30 até 18h: Gruta Lapa Doce ou Caverna Torrinha, Pratinha, Gruta Azul e Morro do Pai Inácio. Almoço.
De Lençóis, seguiremos por 65 km pela rodovia mais linda da região, através da qual avistaremos incríveis montanhas e formações até a Gruta Lapa Doce, uma das maiores da Bahia, com seus imensos salões e formações calcárias, que facilitam acesso; OU até a Caverna Torrinha, a mais completa do Brasil em formações, como agulha de gipsita e bolha com flor de aragonita, com acesso por passagens estreitas e salões baixos em algumas partes do percurso. Um guia especializado te acompanhará por uma hora e meia a três horas apresentando as estalactites, estalagmites e colunas nos ambientes subterrâneos. Terminada a visita, almoço regional self-service à vontade está incluso, com variadas opções de saladas, carnes e acompanhamentos. Ele poderá ser servido no restaurante da Lapa Doce ou na Fazenda Pratinha, conforme preferência do grupo no dia e horário. A Fazenda Pratinha é o oásis do sertão e é lá que desfrutaremos de banho de rio de água cristalina e visitaremos a Gruta Azul e Gruta Pratinha somente para fotos. Teremos cerca de 2 horas e meia a 3 horas para relaxar e realizar as atividades opcionais que oferecem. Às 15:30 sairemos da Fazenda Pratinha para contemplar o entardecer no Morro do Pai Inácio, que tem o horário limite para subida definido para 17h e está a quase 50km de distância. Após subir os 500 metros de acesso ao topo da montanha mais famosa da Chapada Diamantina, por abrigar o beija-flor-de-gravata, uma variedade de orquídeas e bromélias e ter uma vista panorâmica da região, retornaremos a Lençóis nos despedindo do Morro do Camelo e dos Três Irmãos, por onde passamos pela manhã. Chegada prevista para o início da noite.
De 8:30-9h até 17h: Cachoeira do Mosquito e Parque Arqueológico Serra das Paridas. Almoço.
De Lençóis, seguiremos por 36 km para a zona rural da cidade para conhecermos alguns de suas principais atrações, imperdíveis! Para visitar a Cachoeira do Mosquito, desceremos quase 800 degraus para chegar no incrível paredão que desagua os quase 60 metros de água da cachoeira. Embora seja bastante alta, ela não possui poço fundo, sendo uma verdadeira ducha natural. A temperatura da água é super agradável, mesmo no inverno, embora os respingos aparentam ser o contrário para quem chega. Depois de relaxar e contemplar o local, almoço regional self-service à vontade no Restaurante Cravada, na Fazenda Santo Antônio. Em seguida, seguiremos por quase 20km até o Parque Arqueológico Serra das Paridas, a única área arqueológica devidamente preparada para receber visitantes na Bahia (clique aqui e saiba mais). A maioria dos brasileiros não conhece nenhum sítio arqueológico de seu país e aqui terão oportunidade de visitar mais de mil pinturas rupestres em imponentes blocos rochosos, tudo ao ar livre, incrível! Na fazenda, uma degustação de café premiado da Chapada Diamantina, coado na hora, é uma gentileza do Parque Arqueológico. Também são vendidas recordações da Chapada e o por do sol é muito elogiado. Retorno para Lençóis no final do passeio.
De 8 – 8:30 até 18h: Cachoeira da Fumaça, Riachinho e Vista para o Morrão. Kit lanche.
Recomendado para quem quer andar bastante para contemplar paisagem de altitude e apreciar a Cachoeira da Fumaça, a segunda maior cachoeira de queda livre do Brasil, com mais de 380m. Atenção! A Fumaça só possui água em períodos chuvosos.
Saindo de Lençóis, nossa primeira parada será após 75km em veículo. Serão 2km de subida íngreme, 6km de terreno praticamente plano e, após a contemplação da Cachoeira da Fumaça em diferentes ângulos e lanche no topo da cachoeira, retornaremos pelo mesmo caminho, pelos 6km de plano e 2km de descida íngreme, com vista para o Morrão e o Vale. Na sequência, banho no Riachinho, cachoeira de quartzito rosa, cujo acesso se dá por trilha autoguiada com 500m de descida e 500m de subida no retorno. Retorno para Lençóis, com chegada prevista para início da noite.
8:30 – 9h às 17h: Parque Municipal da Muritiba (Serrano, Cachoeirinha e Poço Halley, podendo ir até a Cachoeira da Primavera) e Balneário Mucugezinho (Poço do Diabo e Vale das Piscinas)
Conhecer Lençóis e arredores é o que propomos neste dia, com bastante banho e caminhadas mais leves. Logo pela manhã, o guia te acompanhará caminhando para o Parque da Muritiba, área geológica raríssima onde encontraremos pontos para banho em curta distância. Serão visitados o Serrano, Poço Halley, Cachoeirinha, podendo ir até a Cachoeira da Primavera e Mirante. Em seguida, faremos pausa para almoço. Pela tarde, seguiremos por 25 km até o Balneário Mucugezinho para mais banhos e caminhadas pelo leito de rio. São poços, cascatas e cachoeiras a nossa espera, com restaurantes nas proximidades, um verdadeiro relaxamento ao som das águas. Os conhecidos Vale das Piscinas, Cozinha Baiana, Cabana de Lourinho, Poço do Pato estão nesta região. No final do dia, retorno para Lençóis.
De 8:30-9h até 17h. Poço Azul, Poço Encantado, Cemitério Bizantino e pernoite em Igatu. Almoço.
De Lençóis, sairemos para conhecer alguma das águas de caverna mais cristalinas do mundo! A nossa primeira parada será após 90 km, para fazermos a flutuação no Poço Azul, onde foram descobertas ossadas de preguiça-gigante submersa a muitos metros de profundidade. A visita começa com uma ducha para retirada de cremes, protetores e oleosidade natural da pele, colocação de colete e snorkel e uma pequena caminhada até a entrada do poço. Acompanhado de um guia local e, em grupos controlados, poderá permanecer por até 15 minutos na atividade. Em seguida, seguiremos por mais aproximadamente 40 km para contemplação do Poço Encantado (acesso para maiores de 12 anos). Aqui vamos testar nossa respiração ao descer milhares de degraus até a parada para fotos desta caverna surreal! O azul daqui é indescritível e nenhuma foto revela tamanha singularidade! Só indo para conferir. Nosso almoço incluso neste dia poderá ser no restaurante do Poço Azul ou do Poço Encantado, ambos com comida regional para se servir à vontade. Depois das visitas, iremos para a Vila de Igatu para pernoite, a bucólica cidade de pedras da Chapada Diamantina, no alto da serra, com chegada prevista para final da tarde. Como sugestão de visita estão o Museu Arte e Memória, as ruínas, a ourivesaria e uma volta para conhecer o comércio local. Noites costumam ter queda de temperatura, leve agasalho.
De 8:00-8:30h até 19h: Cachoeira do Buracão (por cima e por baixo), com passagem pela Cachoeira das Orquídeas e Recanto Verde. Pernoite em Mucugê. Lanche.
Após café da manhã, iremos para o extremo sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a 110 km, conhecer a Cachoeira do Buracão, considerada uma das mais bonitas do Brasil, tem 90m de queda e cânion em forma circular com cerca de 120m, será visitada por cima e por baixo, se o volume de água permitir. Serão 3 km de trilha arborizada, margeando o Rio Espalhado e em meio a mata nativa do Parque Municipal Natural do Espalhado. No caminho, existem outras cachoeiras que visitaremos: Recanto Verde para fotos e Orquídeas para os últimos banhos refrescantes. Durante o passeio, não há restaurantes e a Volta ao Parque Ecoturismo disponibilizará um kit lanche do dia para você, considerando suas restrições. Ele será preparado por um morador da região, em consideração à nossa responsabilidade de distribuir a renda pela região. Por volta de 16h sairemos para Mucugê conhecer o Cemitério Bizantino, o mais visitado de toda a Chapada Diamantina. Terminadas as visitas, te levaremos até pousada para fazer o check-in. Terá todo a noite para conhecer a cidade, ir ao Museu do Garimpo, como sugestão, e escolher o seu lugar para jantar. Mucugê é uma cidade histórica praticamente plana e oferece um clima ameno, com baixas temperaturas à noite, devido à sua altitude. À noite combinaremos o horário de saída no dia seguinte.
De 8-8:30 até 18h: Fazenda Velha, Marimbus, Casa Centenária e Rio Roncador. Retorno para Lençóis
Após visitar montanhas, águas cristalinas, cachoeiras, sítio arqueológico e conhecer nossa gastronomia, convidamos para um passeio de barco em águas calmas pelo nosso pantanal, o Marimbus. Saída de Mucugê após o café da manhã para a Fazenda Velha, o principal acesso ao Marimbus a partir de Andaraí, distante 40 km. Na companhia de um barqueiro de família tradicional seguiremos pelo rio de barco a remo por cerca de 40 minutos contemplando a biodiversidade da Chapada Diamantina e conhecendo um pouco das histórias do garimpo e do seu dia a dia. De onde o barco para até a Casa Centenária são quase 3 km de caminhada por estrada arborizada. É nesta casa histórica que será servido o almoço preparado no fogão a lenha e é de onde parte a trilha para o Rio Roncador, uma verdadeira concentração de jacuzzis naturais com borda infinita, como comparam vários visitantes, e também com vista para a serra. Depois da visita, iremos de barco por aproximadamente 1 hora e 20 minutos até a Comunidade Quilombola do Remanso, onde um veículo estará a nossa espera para nos levar os 22 km para Lençóis. Chegada no final do dia.
De 8-8:30 até 17h: Subida caminhando pela Serra do Sincorá até Mirante do Vale do Pati. Lanche.
Depois de um dia de muito tempo no carro, nada melhor que esticar as pernas em uma boa caminhada com lindo visual de recompensa! Saindo de Mucugê após o café da manhã, margearemos o oeste do Parque Nacional da Chapada Diamantina avistando a Serra do Sincorá até o Beco, na região do Guiné, onde iniciaremos a trilha de aproximadamente 19 km ida e volta, com subidas e descidas íngremes. É do ponto elevado do Gerais do Rio Preto que avistaremos as montanhas, trilhas e vista panorâmica do Vale do Pati, cuja travessia é considerada uma das mais bonitas do mundo. No caminho, faremos uma parada para refrescar e lanchar no Rio Preto. A caminhada tem bastante exposição solar, sendo indispensável todo tipo de proteção (blusa de manga longa, chapéu, protetor solar e água). Retorno para Lençóis, distante cerca de 1 hora e meia. Chegada até 20:30 na cidade.
Caso tenha gostado desta programação, tenha pelo menos mais 2 dias e gostaria de realizar a trilha do Vale do Pati também, clique aqui e saiba mais. Será um prazer te atender!
Dia livre para retorno. Hospedagem até 12h na maioria das pousadas. Alimentação não inclusa.
Transporte até o Aeroporto ou Rodoviária de Lençóis, conforme seu agendamento de passagem. Despedida.
Escolha 2 opções para suas 5 diárias em Lençóis:
Casa da Mineira – www.casadamineira.com
Pousada Alto do Cajueiro (Standard) – www.altodocajueiro.com.br
Pousada Raio de Sol (Jardim ou Colonial) – www.pousadaraiodesollencois.com.br
Pousada Vila Sancar – www.sbreserva.silbeck.com.br/vilasancarpousada
Em Igatu, sua reserva será na Pousada Flor de Açucena www.pousadaflordeacucena.com.br, categoria Ouro ou Diamante, conforme disponibilidade.
Já em Mucugê, faremos sua reserva em uma destas hospedagens:
Pousada Mucugê, categoria Standard – www.pousadamucuge.com.br
Pousada Monte Azul, categoria Standard – www.pousadamonteazul.com.br
*Caso queira outras opções de hospedagem em Lençóis, veja outras opções clicando aqui. Valores adicionais serão aplicados.
*Caso não tenha disponibilidade nos locais indicados, outras opções serão informadas previamente para sua escolha.
**Orçamento válido para visitas realizadas até 15/dezembro/2024, exceto feriados e datas festivas. Reserva sujeita à disponibilidade.
A ordem da programação pode ser alterada para encaixe em grupos existentes.
Valor para reserva de no mínimo 2 pessoas.
Valor para reserva individual é de R$ 4.130,00 por pessoa em grupo.
Whatsapp: +55 75 99810 0023
Endereço:
Praça Horácio de Matos, S/N Lençóis
Chapada Diamantina – Bahia
Horário de funcionamento:
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.